Páginas

6 de fev. de 2013

Utilizando contorno em textos


Olá pessoas! No post de hoje iremos falar sobre um assunto interessante: o uso de contorno em textos, seja no design gráfico, web design, etc.. O contorno é um elemento que tem como principal propósito, destacar um determinando item, independente de qual item seja (texto, objeto, imagem, etc.). Ele também pode ser usado para inúmeras outras coisas, mas na maioria das vezes se usa contorno para chamar a atenção do público para um determinado item. O grande problema é que muitos designers utilizam o contorno da forma errada, sem criar um contraste necessário para que o item não acabe apagando os demais itens da peça. Vamos entender como isso funciona.


Eu, particularmente, não gosto de usar contorno em textos. Na minha opinião, quase sempre o contorno deixa o trabalho com uma aparência amadora (eu já penso que foi um sobrinho designer que fez rs). Podemos usar a imagem acima como exemplo. O contorno está na mesma cor que as palavras da linha de cima da imagem, porém, imagine se o contorno do texto estivesse em uma cor que não aparece em nenhum outro elemento dela, não daria a sensação de que ele está totalmente desconectado do restante da arte? Além disso, o item ganha tanto destaque que dessa forma, acaba espantando seu público, levando as pessoas a desviarem o olhar da peça por se tornar algo desagradável.

Por isso, antes de utilizar o contorno você deve rever três pontos: primeiro, veja se é realmente necessário o uso do contorno, se não há outra maneira de destacar o texto (contrastar a cor do texto com o fundo e com os demais itens, colocar o fundo do texto de outra cor, etc.); segundo, procure utilizar uma cor que esteja sendo usada na arte em algum outro item, para que o texto não aparente estar solto, como se não estivesse ligado aos demais itens; e terceiro, confira se a cor do contorno contrasta bem com o fundo, pois não adianta utilizar uma cor que esteja em outro item da arte mas que não dê uma boa visualização sobre a cor do fundo.

Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá aplicar o contorno em um texto de forma que fique com uma boa aparência, e que funcione da maneira esperada, destacando sem espantar o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...