Páginas

4 de mai. de 2012

Introdução ao Google Drive


Olá pessoas! Há alguns dias a Google lançou o tão esperado Google Drive, serviço de armazenamento de arquivos em nuvem (?), no mesmo estilo do iCloud da Apple e do Dropbox. Eu fiquei tão ansioso para poder usar o serviço que, assim que foi lançado, eu já fui logo pedir um espaço para poder usar o Google Drive! hehe
Há muita gente que ainda têm dúvidas de como funciona o serviço, por isso, estou fazendo este post explicando um pouco sobre o Drive e como conseguir um "espacinho" nele. Vamos ver?

Logo Google Drive

Primeiro, para poder usar o Drive, você terá de pedir um espaço em disco para a Google. Não é nenhum bicho de sete cabeças, basta entrar no site do Drive, drive.google.com e clicar no botão 'Dê os primeiros passos com 5GB de espaço gratuito'. Eu criei um drive com duas contas minhas do google: uma é @gmail.com, a outra é @rocketmail.com (Yahoo!). Na minha conta Yahoo!, eu tive de aguardar aproximadamente 1 dia para eles prepararem o meu disco. Já na conta Gmail, o disco foi criado imediatamente. Provavelmente porque o primeiro pedido de espaço que fiz, com a do Yahoo!, foi um dia depois do lançamento, acho que ainda estava meio que em teste. Ou talvez, muitas contas sendo criadas ao mesmo tempo, pode ter dado congestionamento.
Depois que seu disco for criado, você já poderá fazer uploads de arquivos (qualquer tipo de arquivo!). Após subir o arquivo, você deve escolher se o arquivo será público ou não. Para isso, basta clicar no arquivo na sua página do Drive, e na página do arquivo, e clicar no botão 'Compartilhar' no canto superior direito. É só alterar para o modo que deseja.
O Drive é integrado com o Google Docs, por isso, os arquivos irão subir nos diretórios do Docs, mas para subí-los você usará o Drive (entendeu?). Algo interessante para quem não usava o Docs (como eu), é que ele lê até mesmo arquivos de edição, como por exemplo, arquivos do Illustrator (.ai), do Photoshop (.psd), interpreta HTML (mas você pode escolher para ele não interpretar o código), entre outros. Além disso, você ainda pode acessar o seu Drive através do aplicativo dele, que tem para celulares, tablets, desktops, etc.
Sem dúvida, o Google Drive se tornará um dos serviços mais usados da Google em pouquíssimo tempo, e logo um dos serviços de compartilhamento mais usados do mundo, principalmente pela facilidade de uso, e pela compatibilidade com diversos tipos de arquivos. A Google consegue se superar a cada dia né? =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...